terça-feira, 15 de setembro de 2009

Eleições 2010

Como a campanha para 2010 já começou mesmo que não oficialmente, resolvemos começar a analisar no blog o uso histórico do marketing político nas eleições brasileiras. Começaremos pela de 1989 por sua importância na história da República, porque depois de vinte e um anos de ditadura militar e cinco anos de mandato do Presidente Jose Sarney, eleito pelo Colégio Eleitoral, o país passa a ter a sua primeira eleição presidencial desde 1962.
Esta eleição se tornou um marco na história política do Brasil como a primeira campanha onde um candidato utilizou-se do marketing político para alavancar a sua candidatura. O sucesso da campanha é creditado a forma diferenciada com que a equipe soube ler, interpretar e responder as necessidades e anseios do eleitorado brasileiro.
Como prática profissional, o marketing político chega ao Brasil nestas eleições. Nela o então candidato, Fernando Collor de Mello, apresentou uma campanha inovadora ao utilizar, de forma
abundante, os recursos de mercadologia. Idéias e práticas de marketing que, anteriormente, eram exclusivas da prática empresarial passaram a ser utilizadas por políticos nas suas campanhas e nos seus governos com o objetivo de melhor se comunicar com seu público e assim poder ampliar sua popularidade. Fernando Collor e sua equipe souberam utilizar profissionalmente estas ferramentas ao identificar as necessidades dos eleitores e gerenciar essas informações como base principal para o desenvolvimento da campanha.
Gostaría de ressaltar que o marketing ao criar novas maneiras de se auferir a opinião publica contribui no sentido de dar respostas mais rápidas e eficazes às necessidades da sociedade. Desta forma, a utilização do marketing político não só auxilia os políticos na busca de seus objetivos pessoais como também, contribui para o aprimoramento da democracia (quando é o desejo de quem se utiliza da técnica).

7 comentários:

  1. Falando em marketing político, não podemos deixar de citar a polêmica da liberação de liberdade de expressão na internet, aprovada no senado, para o uso de campanha política em blogs, orkut, twitter, facebook, entre outros, que principalmente no próximo ano, ano eleitoral, invadiram a rede e as nossas páginas pessoais.

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  2. marketing pulitico é um assunto muito bacana, mas sou a favor de não reelejer ninguem!! Ainda mais Fernando Collor!!!

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  3. Com esse tanto de mídia que apareceu nos últimos anos, 2010 promete inovar/ mudar as campanhas políticas, vamos se como os Srs. políticos e seus profissinais de marketing farão uso dessas mídias.

    É esperar pra ver...

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  4. É importante diferenciar o marketing político do marketing eleitoral. O político trata da imagem do político na sua legislatura. O eleitoral é o marketing feito para a eleição do canditato. Infelizmente o que tem mais peso e é mais visto é o eleitoral. Pesquisas apontam que mais de 50% dos elitores decidem seus votos faltando 1 semana para a eleição, e é assim que os profissionais de marketing, infelizmente por um lado mas sabiamente pela visão de estratégia de venda, investem nesses eleitores, faazendo propagandas das promessas dos politicos e levando-os ao Congresso.

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  5. Vocês estão mexendo com um assunto bem polemico e de extrema importância. Se vocês seguirem dessa forma sem sombra de dúvidas vão ter um retorno positivo de comentário. Post muito bem elaborado.

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  6. Post muito bem elaborado. 2010 pelo visto promete ser diferente, porém eu concordo com a Camila, não sou a favor de reelejer ninguém.

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  7. Marketing político é muito interessante! Pode mudar muita coisa!

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