terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eleições de 1989

Fernando Collor era um ótimo “produto” eleitoral neste momento. A juventude, boa aparência, inteligência, energia e boa oratória foram alguns dos atributos pessoais que, os responsáveis pela campanha política de Collor, souberam tirar vantagem. Collor era um bom ator na televisão, onde expressava e utilizava sentimentos para convencer os brasileiros de que era o candidato certo para o cargo.
De acordo com Albuquerque (1994) o candidato Fernando Collor de Mello se apresentava como alguem jovem, bem apessoado, herói e “caçador de marajás”. Esta imagem atraía a mídia e a população brasileira, tanto antes como depois das eleições de 1989. Para o mesmo autor Collor aproveitou-se desta lua de mel com a mídia brasileira e se tornou presidente do Brasil.
Outro importante elemento da campanha de Collor foi a habilidade de captar recursos financeiros. As idéias de Collor foram bem recebidas não somente pela população em geral como também pelos empresários. Suas idéias de privatização e modernização do estado brasileiro eram exatamente o que os empresários queriam ouvir. Certamente, o medo dos empresários das idéias socialistas de Lula também contribuiu para ampliar os cofres da campanha de Collor.
O fenômeno Collor representou um grande exemplo de sucesso no uso do marketing político, o marketing político passou a ser extensivamente utilizado no Brasil graças às práticas e inovações introduzidas pela campanha presidencial de 1989 do candidato Fernando Collor de Mello.

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